Controle de Processos



Rádio na Automação Industrial

Rádios na Automação Industrial: Como Aplicar Rádio Enlace em Sistemas de Aquisição de Dados e Controle Industrial

As necessidades na área de aquisição de dados e controle industrial não se limitam ao local do controlador ou de um operador de planta, as demandas da indústria desafiam, por exemplo, as distâncias. Uma planta industrial, normalmente tem setores que podem operar a quilômetros de distância e em época de automação das informações e elevação de rendimento operacional, se faz necessário “trazer” estas informações para um local centralizado, ou utilizar controles da planta principal, todavia, um sistema de cabeamento seria inviável.

A evolução do autodiagnóstico na medição de vazão - Endress+Hauser

A evolução do autodiagnóstico na medição de vazão

Instrumentação para medição do vazão de gases, líquidos e sólidos, são hoje baseadas em uma variedade de princípios mecânicos, eletrônicos ou eletromecânicos. Como os fabricantes de medidores de vazão tem se desenvolvido ao longo dos anos?  Os primeiros medidores de vazão comercializados eram mecânicos, e foram desenvolvidos há mais de 100 anos e ainda hoje constituem uma parte significativa do mercado. Cerca de 60 anos atrás, os medidores de vazão eletrônicos (microprocessados) foram introduzidos e também evoluíram bastante desde então.

ISA100 e WirelessHART: Aplicações na Instrumentação e Controle de Processos Industriais

ISA100 e WirelessHART: Aplicações na Instrumentação e Controle de Processos Industriais

Este artigo e apresentação têm como principal objetivo demostrar de forma simplificada e rápida a utilização da tecnologia ISA100 e WirelessHART nas aplicações de instrumentação e controle de processos industriais. Este texto não tem a intenção em nenhum momento de descrever detalhes técnicos de funcionamento do protocolo e norma, muito menos de polarizar e formar opinião entre as diferenças de tecnologia, mesmo porque o usuário final é quem “manda”, portanto escolhe o que quer.

Figura 5 - Controle

Aplicação de controladores Fuzzy para controle de pressão em Sistemas de Bombeamento através da tecnologia OPC

Este artigo propõe o desenvolvimento de um sistema de inferência Fuzzy, capaz de ler os dados de uma unidade automatizada em tempo real e tomar decisões, afim de controlar a velocidade do conjunto motor-bomba através do conversor de frequência para manter uma pressão desejada em um determinado ponto do sistema de abastecimento.

Figura 3 - Site survey

Viabilizando a implementação dos projetos de Gestão Energética

Com o atual cenário, é mais do que importante realizar a gestão dos gastos na empresa, pois com a redução desses gastos é possível ter maior eficiência de produção com um custo menor de geração. Para realizar esse tipo de redução, é necessário saber aonde estão os gastos e para isso faz-se necessário realizar investimento em um projetos de monitoramento de consumo. O custo de implementação do projeto pode não ser baixo, mas seus benefícios serão importantes para a empresa e seus funcionários. Visando os benefícios que a solução pode propor, é sempre importante procurar viabilizar a implementação do projeto, mas como viabilizar um projeto de monitoramento de toda planta?

Convergência da Automação Industrial

Convergência da Automação Industrial

Estamos em um momento onde há grandes discussões a respeito da Indústria 4.0, é natural, pois existe uma expectativa de uma grande mudança na forma de como vamos lidar com a produção no futuro, todavia ainda existem questões básicas, uma vez que a base da Indústria 4.0 é unir as informações, pessoas e máquinas em um único ambiente (cibernético) e com isso nos perguntamos: Como unir física e logicamente todas as informações de um ambiente empresarial para pavimentar esta Quarta Revolução?

CFTV na Automação Industrial - Sala de Controle

CFTV na Automação Industrial

Faz algum tempo que observo usuários finais de automação e integradores envolvidos com muita tecnologia referente aos CFTVs (Circuito Fechado de TV), projetando e instalado os mais diversos sistemas para apoio em controle operacional. Todavia, observo que as soluções de automação, muitas vezes não acompanharam a evolução tecnológica que os CFTVs dispõem hoje, além de algumas dificuldades de pontuar realmente o que é aplicar uma solução para apoio no controle operacional com vistas no usuário e até mesmo a integração no sistema.

Figura 6 - Começo ao fim do ciclo de vida de um instrumento

Gerenciando na nuvem a base instalada da sua Instrumentação

A gestão do nosso tempo é cada vez mais importante, alguns trabalhos que eram realizados antigamente hoje já estão com seu processo automatizados, liberando quem o fazia para realizar outras atividades. A gestão das informações de ativos traz o suporte necessário para ganhar-se tempo e para se ter mais conhecimento dos instrumentos na planta, pois através dela é possível ter histórico das atividades e todos os documentos necessários para operação. O conhecimento é a chave do sucesso e a gestão de informações do ativos entrega todo conhecimento necessário sobre o que está instalado em sua planta, aumentando sua performance no dia-a-dia.

Usina 4.0

Usina 4.0: A Quarta Revolução Industrial no Setor Bioenergético

Estamos vivendo a transição da 3ª Revolução Industrial para a 4ª Revolução Industrial, a partir da década de 70 a implantação de computadores nas linhas de produção, fazendo o controle dos processos, permitiram ganhos de escala sem precedentes, além padronização e elevada qualidade, reduzindo drasticamente os custos de produção.

Gestão da produção On-line

Gestão da Produção On-line

Em época atual, quando pensamos em automação industrial como fornecedores de soluções, baseado nas demandas atuais das plantas produtivas, o foco é a gestão industrial. A automação industrial deve ser direcionada a entregar informações de produção, de forma que, o conjunto de dados, formem conjunto de informações e criem modelos de conhecimento, resultando condições de tomada de decisões no âmbito da produção, manutenção, qualidade e estoques.