A Vivo pretende inaugurar um centro de pesquisa sobre Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês – Internet of Things) na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto Mauá de Tecnologia de São Caetano do Sul, ambas em São Paulo.
A parceria com as instituições tem como objetivo fazer com que os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação aprendam a programar celulares e a fazer interação das aplicações com objetos através da disciplina “Programação de Interfaces com Dispositivos Móveis”.
Segundo este artigo da Computer World, o Centro de Inovação de Telefônica Vivo contribui com o envio de profissionais para ministrar as aulas juntamente com os docentes de Mauá. Assim, os alunos têm a oportunidade de se prepararem para interagir com a nova onda da web através da troca de conhecimento dos docentes e de profissionais do mercado.
A Telefonia Vivo ainda pretende ampliar as parcerias para outras universidades, com o objetivo principal de aumentar as pesquisas para aplicações de ‘Internet das Coisas‘ e atender a necessidade do mercado local.
Aplicações da IoT
A IoT é uma extensão da Internet ao mundo físico, ou seja, quando é possível a interação da Internet com objetos e a comunicação autônoma entre eles. Mesmo assim, ela é desenvolvida em um mundo virtual, o qual se navega ou se interage com páginas acessadas por hiperlinks.
Os objetos, então, são identificados através da automação, a qual permite que objetos físicos passem a ter uma representação no meio virtual.
Uma aplicação prática de tal tecnologia é empregar o IoT para monitorar a temperatura em ambientes, por exemplo. Por meio de sensores que utilizam a tecnologia de nuvem, é possível controlar qual a temperatura ideal para o ambiente, ou quando o ar condicionado deve ser ativado para que a temperatura local não danifique algum equipamento.