Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Pronatec avança e deverá fechar o ano com 8 milhões de matrículas

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) deverá chegar aos 8 milhões de matrículas até o final de 2014, segundo informou a presidente Dilma no programa Café com a Presidenta, que foi ao ar no último dia 03. A iniciativa disponibiliza o acesso a cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional gratuitos, dedicados principalmente ao setor industrial.

8 milhões de matrículas no Pronatec 2014

O Pronatec foi lançado em 2011 e envolve um conjunto de projetos e iniciativas com o objetivo de aumentar a oferta de cursos dedicados à educação profissional e tecnológica, incluindo vagas gratuitas em cursos profissionalizantes do chamado “Sistema S”, composto por Senai, Senac, Senar e Senat.

A excelência da qualificação profissional dos alunos formados pelo programa é um dos grandes fatores do sucesso do Pronatec.

O programa visa trazer mais competitividade para a indústria brasileira, que tem uma enorme carência de profissionais treinados e qualificados para atuar em segmentos estratégicos da economia. Além disso, o Pronatec tornou-se uma oportunidade para muitos de iniciar uma nova carreira ou de retomar as atividades em uma indústria cada vez mais tecnológica e competitiva.

Cursos gratuitos no SENAI através do Pronatec

O Senai oferece cursos técnicos gratuitos aos trabalhadores e estudantes de nível médio participantes do Pronatec. Os cursos são oferecidos nas áreas de Automação Industrial, Mecânica, Logística, Edificações e Petróleo e Gás, dentre outros.

A grande vantagem é que os cursos técnicos Senai são voltados para o mercado de trabalho, aliam o conhecimento atualizado a ambientes totalmente adaptados para o ensino prático e qualificam o aluno para atuar em diversos segmentos do setor industrial. Durante a realização dos cursos gratuitos do Senai pelo Pronatec, o aluno recebe vale-transporte, lanche e material didático.

Os números do Pronatec

Em pouco mais de 2 anos, o programa já conta com 5,7 milhões de matrículas nos cursos oferecidos pelas entidades participantes. Desta soma, são 4 milhões de cursos de qualificação profissional, que duram até 4 meses e 1,7 milhão de matriculas em cursos técnicos de nível médio, com duração de até 2 anos. Os dados informados dão conta de que 60% das matriculas foram feitas por jovens com idades entre 17 e 29 anos.

Os números foram tomados como base para a estimativa do governo federal, de chegar ao final de 2014 fechando 8 milhões de matriculas, conforme previsto no lançamento do Pronatec em 2011. A área de abrangência do programa passa de 3.200 para 4.260 municipios brasileiros.