Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Programa INOVA Talentos

Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o programa INOVA Talentos tem como objetivo ampliar a qualificação de profissionais com foco em atividades de inovação na indústria brasileira. Segundo a direção do instituto, a indústria nacional precisa de estímulo constante para manter-se inovadora e competitiva, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do país.

Chamada para o INOVA Talentos 2013-2014

Baseado nisso, o INOVA Talentos incentiva e dá o devido reconhecimento a projetos de inovação desenvolvidos por empresas e institutos de pesquisa e desenvolvimento privados através da seleção, capacitação e inserção de profissionais preparados especialmente para essas companhias.

Como se inscrever no INOVA Talentos

As empresas interessadas devem apresentar um projeto de inovação que será liderado pelo futuro profissional a ser contratado até o dia 19 de dezembro de 2013. O IEL será responsável pela assessoria aos participantes do processo seletivo que vivenciarão de perto o ambiente industrial e empresarial através de um sistema estruturado de capacitação.

Os empresários interessados podem procurar o Núcleo Regional do IEL em seu estado e encaminhar o projeto de inovação pela internet, preenchendo o formulário online disponibilizado pelo site. A empresa deve apresentar as características e a viabilidade do projeto, descrever o perfil do profissional desejado para implantá-lo, além de apresentar um plano detalhado de trabalho.

Após efetivada a inscrição, o processo de seleção dos projetos será realizado por um comitê formado por profissionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em conjunto com especialistas em inovação industrial, todos de renome no cenário empresarial nacional.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=yMBI1KJTkK0]

Processo de seleção do INOVA Talentos

De posse dos projetos de inovação encaminhados pelas indústrias participantes, inicia-se o processo de seleção dos profissionais. Os candidatos que apresentarem as melhores ideias e soluções para os desafios apresentados serão convocados e entrevistados pelas próprias empresas.

Caberá ao IEL a identificação, o recrutamento e a seleção dos candidatos respeitando os perfis dos profissionais desejados pelas empresas através do formulário encaminhado juntamente com o projeto de inovação aprovado. Os participantes do processo seletivo vivenciarão o ambiente corporativo e desenvolverão capacidades gerenciais e técnicas, consolidando suas competências para implementarem com segurança e competência os projetos para os quais forem designados.

Profissionais recém graduados ou estudantes que estejam no último ano de graduação estão aptos a participar desta oportunidade promovida pelo IEL e pelas empresas envolvidas.

Cronograma

  • Prazo para inscrição do projeto de inovação: até 19 de dezembro de 2013
  • Período de avaliação dos projetos: 13 a 24 de janeiro de 2014
  • Divulgação do resultado: 28 de fevereiro de 2014

Premiação do INOVA Talentos

O CNPq é o principal parceiro do INOVA Talentos promovido pelo IEL e premiará com bolsas de estudo e de capacitação os melhores projetos de inovação apresentados. As bolsas de estudo e de capacitação serão distribuídas de acordo com o perfil dos premiados.

De olho no aperfeiçoamento contínuo e no desenvolvimento da carreira, além de toda a experiência proporcionada pelo processo seletivo e preparatório, os melhores talentos concorrem também a uma missão internacional que inclui visita a um centro de referência em inovação.

Para maiores informações, se faz necessário entrar em contato com o IEL do seu estado. Endereços e telefones estão disponíveis na internet através desta página.

3 Comentários
  1. william andre dos santos Diz

    OBS…O BRASIL PRECISA DE TÉCNICOS NA ÁREA INDUSTRIAL, É PRECISO AVISAR OS JOVENS E O GOVERNO DO ESTADO E A PREFEITURA, PARA FAZEREM TRABALHOS FORTE NESSE SENTIDO OK. WILLIAM A. DOS SANTOS TÉCNICO EM ELETRÔNICA/INSTRUMENTAÇÃO/AUTOMAÇÃO DEU O RECADO…SEM MAIS TUDO DE BOM…

  2. william andre dos santos Diz

    OBS…OBS…OBS…GUILHERME SANTOS, CONCORDO COM VOCÊ EM GENERO /NUMERO E GRAU…

  3. Lucilene Pitanga Soares Diz

    O Brasil precisa ensinar as crianças desde cedo que elas podem ser um futuro cientista ou pesquisador, tem que estimular esta garotada que está chegando a criar as suas próprias máquinas, não ser um mero escravo da tecnologia, tenho uma filha de 5 anos que já começa a criar os seus próprios brinquedos a partir de outros brinquedos que ela mesma destrói ou desmonta. Existem muito pouca escolas públicas pelo Brasil que trabalham com projetos de robótica, feira de ciências entres outros incentivos que estimulem a curiosidade dos nossos jovens e crianças.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.