fbpx
Automação Industrial
O Automação Industrial é o maior site sobre automação industrial do Brasil. Aqui te entregamos o melhor conteúdo técnico e dicas sobre automação e instrumentação.

Pollux Vision: a nova unidade de negócios da Pollux em Sistemas de Visão para a Indústria

Há 22 anos, quando a Pollux investiu em câmeras para otimizar e realizar inspeções automáticas nas linhas de produção, a visão artificial ainda era pouco conhecida no Brasil. De lá para cá muita coisa mudou.

Para o executivo José Rizzo, CEO da Pollux, sistemas de visão são hoje parte integrante da maioria dos processos industriais, realizando inspeção em até 100% dos produtos fabricados em diversos segmentos.

“A tecnologia de visão se consolidou nos últimos anos e é uma ferramenta fundamental para um futuro próximo, marcado pelos conceitos da Indústria 4.0”, diz Rizzo que também atua como presidente da Associação Brasileira da Internet Industrial (ABII).

Segundo o executivo, a empresa revisitou o mercado e percebeu que cresceria mais rapidamente com uma equipe focada em visão.

“Decidimos investir em uma unidade de negócio totalmente voltada ao entendimento das demandas do mercado e dedicada à realização de estudos avançados. Com isso nos manteremos à frente das principais inovações do setor”, esclarece.

Liderada por Gustavo Baumgarten, a Pollux Vision já prevê crescimento e oferta de novos produtos em ritmo acelerado. “Queremos entender melhor as dificuldades do cliente para oferecer soluções acessíveis para empresas de todos os portes”, afirma o executivo que acredita ser possível popularizar a tecnologia no Brasil.

Para Baumgarten, o cenário é favorável, principalmente, com a evolução da Internet das Coisas (IoT), conceito que se refere à criação de uma rede de dispositivos físicos conectados. “Quando falamos em aplicação de IoT na indústria, por exemplo, podemos alcançar ganhos em eficiência e produtividade”, explica.

Neste sentido, a Pollux Vision já desenvolve estudos inéditos de visão artificial com aprendizagem de máquinas e apoio de redes neurais. Na prática, um algoritmo inteligente avalia imagens reais para ‘aprender’ a classificar produtos bons e ruins.

Segundo a empresa, com a tecnologia de visão é possível inspecionar em até 100% da produção de uma fábrica com mais rapidez e um alto nível de precisão, diferente do método tradicional que faz análises de produtos por amostragem.

Laboratório da Pollux Vision

Para auxiliar nas pesquisas de visão industrial, a Pollux Vision acaba de inaugurar um espaço próprio equipado com duas esteiras de linha de fabricação que irão simular todo o processo de manufatura e um sequenciamento de linha de produção para realizar ensaios com sistemas avançados de visão.

Laboratório da Pollux Vision, em Joinville (SC)
Laboratório da Pollux Vision, em Joinville (SC)

Além disso, mesa giratória de alta velocidade, painéis elétricos com CLPs integrados, bancadas de inspeção, Perfilador 3D e Leitores de Códigos 1D e 2D, estão entre os equipamentos que irão auxiliar os profissionais durante os testes.

“Somos a empresa mais experiente do Brasil com mais de mil sistemas de visão já implementados na indústria. A Pollux Vision veio em um momento estratégico de expansão que inclui a internacionalização da nossa marca”, comenta José Rizzo.

O novo laboratório da Pollux Vision fica localizado na matriz da Pollux, em Joinville, no estado de Santa Catarina.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.