Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

O que faz um Planejador, Programador e Controlador de Produção – PPCP? (Parte II)

Oi pessoal,

Dando continuidade ao post passado, agora vou escrever sobre os Controladores e Programadores de Produção.

Os Programadores de Produção são os responsáveis pela alocação dos recursos em nossa fábrica, eles são praticamente os donos dos recursos. Em uma planta onde se faz uso de programação de fábrica ou de recursos, deve-se respeitar estes profissionais e suas competências e a programação deve ser seguida a risca. Assim, toda a sequência nos levará ao resultado esperado.

Devemos levar também em consideração os problemas que podemos encontrar no dia-a-dia, como por exemplo, quando temos que realizar a usinagem de um equipamento, que por sua vez é feito de um material fundido e este apresenta alguma irregularidade que pode ser proveniente de fundição, ou até mesmo quando, por fatalidade, perdemos uma peça por erro humano em usinagem ou caldeiraria.

Bom, estes problemas podem acontecer em qualquer lugar, e é claro que nunca desejamos isso. Porém, quando acontece é um verdadeiro pesadelo para os Programadores e Planejadores, que por sua vez tem que organizar a carga novamente e correr atrás de colocar o cronograma da obra em dia.

O que faz um Planejador, Programador e Controlador de Produção – PPCP? (Parte II)

Você deve estar me perguntando: como podemos organizar a fábrica com um buraco em nossa programação? Pois é meus amigos, podemos sim organizar e de maneira rápida, basta que o programador esteja sempre antenado com o que está acontecendo no chão de fábrica e que tente antecipar a chegada da sequência de máquina ou de caldeiraria, fazendo com que a peça seguinte a entrar na máquina esteja, como dizemos, “no pé da máquina” antes mesmo de termos terminado a peça que estamos fazendo, e assim podemos fazer também com os recursos de caldeiraria e montagem mecânica. E quem tem a responsabilidade de fazer isso acontecer? Bom, aí entram em cena os Controladores de Produção.

Os Controladores de Produção têm a responsabilidade de acompanhar a produção em tempo real, ou seja, eles praticamente sabem de tudo que está acontecendo na hora que está acontecendo. Sendo assim, estes são os responsáveis por colocar na fábrica, em produção, a matéria-prima que os planejadores já compraram e que certamente já chegaram, fazendo com que não falte material. São como um suporte à produção. Os controladores em conjunto com os programadores estão sempre observando se por ventura terá algum buraco na sequência e antecipam a produção para que não se tenha problemas na carga.

Em outras palavras, os profissionais de PPCP, poderiam ser chamados de maestros da produção, pois são eles que determinam o ritmo da fábrica. Geralmente, cada planejador trabalha com um controlador, mas isso pode ser em maior escala, tendo um controlador para atender vários planejadores, mas de maneira direta estes sempre trabalham em conjunto com os programadores.

Bom pessoal, está foi mais uma parte de nossa experiência, espero que tenha ajudado mais um pouco. No próximo post vou juntar as três áreas e falar sobre como elas trabalham juntas.

Até mais!