Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Inscrições abertas para Curso Técnico de Automação Industrial gratuito no SENAI de Campinas

A Escola SENAI “Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”, localizada no bairro Ponte Preta, em Campinas, está com inscrições abertas para o processo seletivo do Curso Técnico de Automação Industrial. O curso é gratuito e tem o objetivo de formar e habilitar profissionais com competência para implantar e dar suporte a sistemas de instrumentação e controle de processos industriais, além de gerenciar projetos de sistemas que estejam de acordo com normas técnicas, ambientais e de segurança.

Curso Técnico em Automação Industrial - SENAI Campinas

Conteúdo Programático do Curso Técnico de Automação Industrial 

A programação do curso técnico de automação industrial oferecido pelo SENAI Campinas inclui:

  • Comunicação Oral e Escrita: Comunicação; Técnica de Intelecção de Texto; Parágrafo; Descrição; Dissertação; Relatório Técnico; Pesquisa; Editor de Texto.
  • Eletricidade: Grandezas fundamentais da eletricidade; Circuito elétrico; Algarismos significativos; Resistores; Capacitores; Indutores; Leis da Eletricidade; Características do sinal alternado; Potência elétrica em corrente contínua; Magnetismo; Eletromagnetismo; Corrente alternada; Potência elétrica em corrente alternada; Instrumentos de medição.
  • Representação Gráfica e Metrologia: Caligrafia técnica; Fundamentos do desenho técnico; Perspectiva e projeções ortográficas; Cortes; Normalização; Elementos padronizados de máquinas; Conjuntos mecânicos; Elementos de geometria; Edição; Propriedades de objetos; Hachuras; Dimensionamento; Fundamentos do controle dimensional; Instrumentos de medição; Padronização.
  • Hidráulica e Pneumática: Conceitos Físicos; Produção do ar comprimido; Atuadores pneumáticos; Sistemas de acionamento pneumático; Válvulas pneumáticas; Temporizadores eletropneumáticos; Contadores eletropneumáticos; Sensores de proximidade; Comandos seqüenciais; Condições marginais; Técnicas de comando Pneumático e Eletropneumático; Sistema fluídico; Grupo de acionamento; Entre outros.
  • Máquinas e Acionamentos: Eletromagnetismo; Instrumentos de medição; Transformadores de baixa tensão; Tipos de Motores elétricos; Sistemas de acionamentos de motores; Montagem de quadro de comando.
  • Eletrônica: Eletrônica digital; Eletrônica analógica; Circuitos eletrônicos aplicados em automação; Instrumentos e equipamentos; Normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança do trabalho relacionadas a eletrônica.
  • Tecnologia Mecânica: Classificação de processos industriais; Processos contínuos; Processos de manufatura; Esforços mecânicos elementos de máquinas; Tratamentos físicos e químicos dos aços; Corrosão dos metais; Materiais não metálicos; Processos de usinagem convencional; Processos de soldagem; Equipamentos; Normas.
  • Sistemas de Automação: Controladores Programáveis; Normas Técnicas; Software de Programação de Controladores; Linguagem de Programação.
  • Técnica de Programação: Microcomputadores; Microcontroladores; Sistemas operacionais; Lógica de programação; Fluxograma; Documentação.
  • Redes Industriais e Supervisórios: Sistemas de comunicação de dados; Redes industriais e topologias; Modelo OSI; Características de redes mestre escravo e multimestre; Ole for Process and Control; Protocolos industriais; Interfaces humano – máquina; Mapa de comunicação.
  • Métodos de Manutenção e Qualidade: Cadeia; Planejamento e controle; Armazenagem; Lay out; Método Just-in-Time; Retrofitting; Ferramentas gráficas para a manutenção; Fluxograma; Ciclo PDCA (Melhoria contínua); Diagrama de Ishikawa (causa e efeito); Diagrama de GANTT, PERT e CPM.; Manutenção corretiva, preventiva e preditiva.
  • Robótica: Introdução; Estrutura e funcionamento; Segurança com robôs industriais; Operação e programação; Manipulação do robô utilizando linguagem do fabricante; Aplicativo de simulação; Visão robótica; Aplicações de robôs em sistemas automatizados; Manutenção preventiva; Normas de segurança.
  • Sistemas de Controle: Pirâmide da automação industrial; Engenharia reversa; Documentações técnicas utilizadas em projetos; Especificação de sistemas; Características de processos industriais; Variáveis de processos; Malha aberta e malha fechada; Transdutores, transmissores e conversores; Elementos de comando e elementos de trabalho; Elementos de controle; Entre outros.
  • Gestão de Pessoas: Técnicas de gerenciamento; Planejamento; Visão Holística e Sistêmica; Liderança; Análise de Problemas e Tomada de Decisão; APTD; Motivação; Relação cliente – fornecedor; Avaliação de Desempenho; Postura; Confecção e modelos de currículo.

Como se inscrever?

Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de outubro de 2014 através desta página. O valor da taxa de inscrição foi fixado em R$ 43,00.

O SENAI ofereces vagas para turmas à tarde e à noite nos horários das 13h45 às 17h45 e das 18h45 às 22h45. Para o curso da tarde é necessário estar cursando a 2ª série do Ensino Médio no 1º semestre de 2015. Para o curso da noite é imprescindível ter o ensino médio completo.

Agenda

  1. Prova de seleção: 16/11/2014
  2. Divulgação do gabarito (escolas e internet): 17/11/2014, a partir das 14h
  3. Divulgação dos resultados (escolas e internet): 10/12/2014, a partir das 14h
  4. Período de matrículas: Classificados: 10, 11 e 12/12/2014

A prova exigirá conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. Detalhes sobre o conteúdo estão disponíveis no site da instituição.

A Escola SENAI “Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini” fica na Av. da Saudade, 125, Campinas. Maiores informações pelo telefone (19) 3731-2840.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.