Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Endress+Hauser Innovators’ Meeting 2017: IoT impulsiona o espírito inovador na indústria

O número de pedidos de patente registrado pelo Grupo Endress+Hauser continua a crescer. A empresa, que atua no mundo todo, solicitou o registro de 273 patentes em 2016. Cerca de três quartos envolvem tecnologias de medição de nível, vazão e analítica, seguidos por comunicação digital e diagnósticos de instrumentos.

O número de inovações também atingiu o número histórico de 382. “Estamos orgulhosos dos nossos funcionários. Os resultados apontam a força da nossa inovação,” disse o CEO Matthias Altendorf.

O produtor de tecnologias de medição e automação tradicionalmente valoriza a pesquisa e o desenvolvimento. Isso inclui o reconhecimento dos pesquisadores da empresa no encontro anual de inovação da Endress+Hauser, que é dedicado às novas ideias e excelência em patentes.

Este ano, mais de 300 pesquisadores se reuniram em Merzhausen, na Alemanha, em 31 de março, para confraternizar e compartilhar seus conhecimentos.

Endress+Hauser Innovators 2017: A Endress+Hauser homenageou os pesquisadores da empresa durante o encontro anual de inovação, que aconteceu em Merzhausen, Alemanha. Mais de 300 funcionários envolvidos nos processos de patentes do último ano compareceram ao evento.

A Internet das Coisas está ganhando espaço na indústria

Atualmente, a Endress+Hauser detém mais de 7000 direitos de patente ativos. Internamente, cada invenção é analisada em um processo com várias etapas antes da patente ser solicitada, o que dura cerca de quatro meses. Enquanto a taxa global de aprovação de patentes é de cerca de 50%, a Endress+Hauser atinge taxas de 63% na Europa, 70% nos Estados Unidos e o mais alto, de 86%, na China.

O número de patentes aprovadas pela Endress+Hauser subiu 10% nos três mercados globais em 2016.

Este aumento não aconteceu por acaso. Aproximadamente 7% do valor das vendas líquidas da Endress+Hauser são investidos em pesquisa e desenvolvimento. O foco atual é a Internet das Coisas na Indústria (IIoT). “Nosso melhor argumento de venda são os produtos inovadores que agregam valor real para os nossos clientes,” explica o Dr. Andreas Mayr, diretor corporativo de marketing e tecnologia.

A Endress+Hauser já oferece instrumentos que monitoram seus próprios estados durante o processo, ao mesmo tempo em que disponibilizam os dados do sensor e do processo através de plataformas baseadas na internet. A integração perfeita dos instrumentos os sistemas de automação e TI do cliente permite a otimização contínua dos ciclos de manutenção e controle do processo, entre outras vantagens.

Foco no exterior

A Endress+Hauser tem seu próprio departamento de patentes nos Estados Unidos desde 2016 para proteger do plágio a tecnologia de pesquisa desenvolvida pelas subsidiárias SpectraSensors (Houston, Texas) e Kaiser Optical Systems (Ann Arbor, Michigan), assim como a Endress+Hauser Conducta (Anaheim, California).

“Os Estados Unidos, onde temos 850 funcionários, são um dos nossos mercados mais importantes,” disse Angelika Andres, chefe do departamento de patentes. “As 50 patentes que solicitamos no primeiro ano mostram que a mudança de continente foi a melhor decisão.”

Sobre a Endress+Hauser

Presente no Brasil desde 1982 e com subsidiária 100% de propriedade do grupo desde 2003, a Endress+Hauser possui mais de 100 colaboradores diretos, além de representantes que, juntos, atendem a todo o território nacional, fornecendo sensores, instrumentos, sistemas e serviços para medição de nível, vazão, pressão e temperatura, além de análise de líquidos.  O grupo emprega 13.000 funcionários ao redor do mundo, com vendas líquidas de mais de 2,1 bilhões de euros em 2016.