• Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook Twitter Instagram
  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn RSS
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Subscribe
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»+Automação Industrial»A automação e o futuro da indústria no Brasil
+Automação Industrial

A automação e o futuro da indústria no Brasil

Hélio SugimuraPor Hélio Sugimura04/06/2019Atualizado:02/06/20211 comentário3 Minutos de Leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
A automação e o futuro da indústria no Brasil
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O futuro do modo de produção industrial tem ganhado cada vez mais espaço no cenário global. Discussões são formadas a respeito dos mais variados temas: ferramentas de tecnologia adequadas para cada tipo de operação, o novo papel dos trabalhadores nesse novo cenário, o potencial de produtividade a ser alcançado mundialmente para que companhias possam se manter competitivas, entre outros.

Nesse emaranhado de assuntos, a automação industrial está sempre presente, ainda que de forma implícita nessas discussões. Hoje, entregar produtos com qualidade cada vez melhor e aumentar a produtividade – especialmente na indústria de manufatura, por exemplo – depende de uma série de componentes, que podem variar de aplicações simples a robôs complexos.

Essa é uma trajetória cujo início é marcado por um período muito anterior à Indústria 4.0.

No Brasil, equipamentos da Mitsubishi Electric marcam presença desde a década de 1960, auxiliando a impulsionar a indústria nacional por meio de ferramentas dedicadas a melhorar a produtividade dentro das siderúrgicas que começavam a ser inauguradas dentro do país.

Se antes o esforço era dedicado a subsidiar o início da produção, hoje as soluções de automação industrial estão dedicadas a melhorar a competitividade, usando a tecnologia para finalidades que variam de facilitar o trabalho de operadores e torná-lo mais seguro até ferramentas de inteligência artificial capazes de auxiliar no monitoramento de máquinas.

Hoje, implantar iniciativas de automação depende de um mapeamento cuidadoso. É necessário mapear dados críticos para a operação diária e como estão distribuídos na planta para definir quais são os equipamentos necessários para garantir a integridade dos dados e atingir resultados de maneira eficaz, evitando fraudes.

A implantação deve ser feita passo a passo, de maneira modular e escalável, oferecendo retorno de investimento atrativo, servindo assim como incentivo para futuras instalações.

De maneira prática, é possível perceber investimentos em automação de maneira crescente, com foco no longo prazo. Reformas de máquinas, por exemplo, são atividades desempenhadas por aqueles que acreditam na tendência de recuperação no cenário brasileiro.

Ao mesmo tempo, a capacitação de novos profissionais tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente no que diz respeito ao chão de fábrica. Alternativas de capacitação têm sido estudadas por profissionais que querem se manter atualizados em meio às novas tecnologias e exercer funções cada vez mais estratégicas em um ambiente de rápidas mudanças.

A realidade da base industrial no Brasil mostra que há um longo caminho a ser trilhado para atingirmos um nível de maturidade expressivo.

Hoje, companhias de diferentes setores e portes se veem desafiadas pelo cenário macroeconômico de retomada lenta, com aceleração discreta no consumo e altos níveis de desemprego impactando diretamente o consumo.

É necessário que lideranças estejam cada vez mais atentas para perceberem as oportunidades a serem aproveitadas e quais são as principais práticas a serem adotadas a fim de garantirem sua sobrevivência ao longo do tempo.

Para adotá-las e garantir resultados eficazes, é necessário que as lideranças da indústria sejam capazes de visualizar a importância desse tipo de investimento, passando a mensurar retornos financeiros tangíveis no curto prazo para se preparar de maneira eficaz.

Com esse tipo de estratégia, será possível vencer e acelerar o desenvolvimento desse canal no País, ampliando a atuação das empresas e garantindo ainda mais oportunidade de competitividade, tornando cada vez mais companhias pioneiras e eficazes em um futuro de consumo acelerado.

Mitsubishi Electric
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Hélio Sugimura
  • Site

Gerente de Marketing da Divisão de Automação Industrial, engenheiro elétrico pela PUC-SP, com pós graduação em administração de empresas pela FGV-SP.

Posts Relacionados

Artigos

Capacitor: O Que é e Principais Tipos de Capacitores

20/10/2022
Artigos

Transformadores: Tudo o Que Você Precisa Saber

18/10/2022
Artigos

Transistor: O Que é, Como Funciona e Aplicações

09/10/2022
1 Comentário

1 comentário

  1. Leonardo Cardoso no 04/06/2019 14:49

    Artigo bem pertinente ao momento.
    Sugiro a agenda de segurança cibernética Industrial SCADA como rubrica de investimento para plantas industriais.

    Responder

Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Ouça nosso Podcast
Últimas Notícias

Inscrições abertas para a edição 2023 do MBA em Automação Industrial da Escola Politécnica da USP

03/02/2023

ABB inaugura megafábrica de robótica na China

19/12/2022

KUKA expande a família de robôs KR SCARA

16/12/2022
Automação Industrial
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato
© 2023 Automação Industrial. Desenvolvido por Unity4.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.