Close Menu
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Notícias
Notícias

Siemens aprimora seu Digital Experience Center (DEX) no Brasil e abre caminhos para inovação na indústria

Equipe de RedaçãoPor Equipe de RedaçãoAtualizado:20/12/20235 Minutos de Leitura
Siemens aprimora seu Digital Experience Center (DEX) no Brasil
LinkedIn Facebook Twitter WhatsApp Email

Um espaço onde o futuro se faz agora e as tecnologias possuem propósitos voltados ao desenvolvimento da sociedade de forma cidadã e sustentável. Essa é a proposta do DEX (Digital Experience Center), um ambiente físico na sede administrativa da Siemens em São Paulo, que combina os mundos real e digital para demonstrar a clientes, parceiros, estudantes e interessados no tema como as tecnologias podem gerar impacto social positivo.

“O que queremos é que o DEX seja um espaço onde possamos sensibilizar as pessoas com as quais nos relacionamos, trazendo o que de melhor a tecnologia consegue proporcionar em termos de benefícios para a sociedade, como maior eficiência energética e produtividade. Eu acho que o grande papel do DEX é ser um espaço de advocacy e educação sobre como conseguimos, sim, fazer inovação com sustentabilidade e ganhos”, destaca José Borges Frias, Diretor de Inovação Corporativa da Siemens.

Criado e distribuído mundialmente, o Digital Experience Center da Siemens em São Paulo foi o primeiro a ser inaugurado na América Latina e hoje é referência em tecnologia de ponta, como ressalta Rafael Alves, Head of Digital Enterprise da Siemens Brasil. “O mundo está experimentando uma grande transformação e a resposta para os principais desafios do nosso tempo está na aceleração da digitalização. Dentro do DEX, é possível ter essa visão completa e customizável através de soluções Siemens e de um ecossistema de parceiros para cada segmento, seja da indústria ou da infraestrutura”.

Apesar de já se destacar, o DEX do Brasil passou por uma renovação a fim de que as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela empresa fossem incluídas e demonstradas a partir de experiências imersivas.

Entre as inovações, estão a visão do Siemens Xcelerator, materializando soluções que aceleram a digitalização; soluções de conectividade com o 5G privativo (a companhia foi a primeira a conseguir a licença); o metaverso industrial, que permite o design inteligente de produtos e processos produtivos por meio dos gêmeos digitais; a Inteligência Artificial Generativa e a Internet das Coisas (IoT).

Com a repaginação, o DEX atingiu o nível 4 de inovação da Siemens – do total de 5. “É preciso deixar claro que o DEX não é um showroom; o nível de tecnologia que temos aqui é muito maior. O fato de termos atingido nível 4 é um grande ganho e não são muitos países que têm isso. Agora, para ir ao nível 5, estamos de olho nas oportunidades”, antecipa Borges.

Desde sua inauguração, em 2019, já foram investidos mais de 4 milhões de reais no DEX Brasil.

Conhecer para aprender; aprender para desenvolver

Siemens DEX Brasil 003
Rafael Alves, Head of Digital Enterprise da Siemens Brasil, durante visita ao DEX. Foto: Guilherme Santos

Atualmente, a área de Digital Industries (DI) da Siemens é referência em inovações de automação e digitalização, com um portfólio que fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor.

Por isso, parte essencial da sua razão de ser do DEX é atrair instituições de ensino, principalmente aquelas ligadas à inovação, como o SENAI, a fim de difundir os potenciais da tecnologia e estimular a participação dos jovens no setor. “O mundo, não só o Brasil, tem grandes desafios em termos de educação. Na Siemens, tentamos, por meio da nossa instituição, incentivar que jovens desenvolvam o interesse por tecnologia, pelas ciências exatas e pela experimentação, da qual o DEX é só um exemplo incrível”, explica Frias.

Ele aponta ainda outras iniciativas da empresa nesse sentido, como o desenvolvimento de kits e de conteúdo programático para alunos das instituições parceiras, e promoção da tecnologia Siemens para projetos de inovação com os clientes. “É um trabalho de formiguinha, no qual cada um tem que fazer a sua parte. Não é a Siemens sozinha que resolverá o problema de qualificação no Brasil, mas acho que temos feito um trabalho muito legal”.

Da mesma forma, o projeto “Tech Delas” busca despertar o interesse das mulheres para as engenharias, mostrando que tem sim espaço para todas.

Liderando as principais revoluções

Siemens DEX Brasil 002
Tour pelo DEX Brasil. Foto: Guilherme Santos

Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, a Siemens conta hoje com cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro, que fazem parte de uma história de 170 anos, nos quais a empresa sempre participou das revoluções tecnológicas, inclusive puxando muitas delas, como avalia o diretor de Inovação Corporativa.

“Acredito que só não fizemos parte da primeira. Da segunda em diante, lá estava a Siemens. Primeiro, com a eletrificação; depois, com a questão dos computadores e a automação; e, agora, com a digitalização. Dentro do cenário atual, não sei dizer quando haverá a próxima grande disrupção, porque fica cada vez mais difícil. Então, predizer uma quinta revolução eu não sei. Mas estaremos juntos, principalmente nos mercados em que atuamos”.

Recentemente, a Siemens definiu suas 11 Company Core Technologies (CCTs), justamente para destinar com assertividade a maior parte de seus recursos e energia. Dessa lista, a Inteligência Artificial e a Cibersegurança aparecem no centro de várias discussões.

“Essa é uma conversa que não cabe só a Siemens, porque envolve muitas implicações éticas. Mesmo pensando em um ambiente industrial, precisamos tomar muito cuidado. A Siemens está sempre à frente, gerando tendências em tecnologia, mas com atenção e cuidado. Afinal, é tecnologia com propósito e consciência”, conclui Borges.

Siemens
Compartilhe Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
Equipe de Redação
  • Site

Equipe de redação do site Automação Industrial. Acompanhe nosso conteúdo e mantenha-se informado sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e insights do setor.

Veja Também

Paraná inaugura Parque Tecnológico da Indústria com foco em mobilidade sustentável e inovação

Mars investe R$ 430 milhões em nova fábrica em Ponta Grossa (PR)

Toyota comemora 3 milhões de veículos produzidos no Brasil e anuncia investimentos

ROKTOP Brasil 2025 discutiu urgência da transformação digital na indústria brasileira

Adicionar Comentário
Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

Paraná inaugura Parque Tecnológico da Indústria com foco em mobilidade sustentável e inovação

07/06/2025

Mars investe R$ 430 milhões em nova fábrica em Ponta Grossa (PR)

05/06/2025

Toyota comemora 3 milhões de veículos produzidos no Brasil e anuncia investimentos

03/06/2025

ROKTOP Brasil 2025 discutiu urgência da transformação digital na indústria brasileira

30/05/2025
Automação Industrial
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn RSS
  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Anuncie
  • Contato
© 2025 Automação Industrial. Um projeto Fyrma.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.