Close Menu
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Notícias
Notícias

Profibus Brasil organiza workshop gratuito e minicurso em Dourados (MS)

Guilherme KustroPor Guilherme KustroAtualizado:26/02/20203 Minutos de Leitura
Workshop e Minicurso - Redes Industriais Profibus
LinkedIn Facebook Twitter WhatsApp Email

A Associação Profibus Brasil América Latina realiza o workshop gratuito PROFIBUS/PROFINET e o minicurso tecnologia Profibus nos dias 2 e 3 de abril, em Dourados, no Mato Grosso do Sul. O evento é direcionado às áreas de sistemas de automação e controle industrial.

Profissionais de todo o Brasil estarão presentes para dar palestras, trocar informações e contar sobre suas experiências para os participantes.

Além disso, o evento proporcionará aos presentes uma atualização tecnológica dos assuntos discutidos com foco, principalmente, no protocolo de comunicação industrial Profibus e Profinet.

Workshop Gratuito: PROFIBUS / PROFINET

Os interessados em participar do workshop deverão fazer a inscrição gratuita através desta página . A programação é a seguinte:

Quarta-feira (02/04/2014)

  • 14h até 14h15 – Apresentação da Associação Profibus Profinet
  • 14h15 até 15h – Fundamentos da Tecnologia Profibus DP/PA e ASInterface
  • 15h até 15h40 – Gerenciamento de Ativos
  • 15h40 até 16h10 – Coffee Break
  • 16h10 até 17h – Tecnologia Profinet

Quinta-feira (03/04/2014)

  • 14h até 14h15 – Apresentação da Associação Profibus Profinet
  • 14h15 até 15h – Case TRANSPETRO de Aplicação da Tecnologia Profibus
  • 15h até 15h40 – Certificação de Redes Industriais Profibus
  • 15h40 até 16h10 – Coffee Break
  • 16h10 até 17h15 – Tecnologia Profinet e Case de Aplicação Profinet
  • 17h15 até 18h45 – Coquetel

Minicurso: Instalação de Redes Industriais PROFIBUS  

O minicurso tratará sobre instalação de redes industriais Profibus e acontecerá também nos dias 2 e 3 de abril, mas no período da manhã, das 8h30 às 11h45.

A inscrição deve ser feita nesta página e tem um custo de R$320,00 por participante, o qual inclui apostila, certificado e coffee-break.

O curso será ministrado por Guilherme Sestito, graduado em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e certificado como engenheiro Profibus – Profinet. Como experiência profissional, Sestito trabalhou na empresa Schneider Electric entre março e dezembro de 2009. Desde 2012, ele cursa o mestrado na USP.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será dividido em duas partes: Introdução ao Profibus e Regras de Instalação.

Ao estudar Introdução ao Profibus, os participantes deverão ter contato com: as 3 versões do Profibus: FMS, DP e PA; os meios de transmissão; repetidores, acopladores e links de fibra óptica; endereçamento; velocidades de transmissão; arquivo gsd; watchdog.

Já na hora de aprender sobre Regras de Instalação, os tópicos analisados serão: interferências; redução de interferências; comprimentos máximos de cabos; cabeamento e aterramento; conectores DB-9, M12 e bornes, reflexões e terminadores; conectores Piggyback; derivação RS485; regras de curvatura e distanciamento de cabos; dicas de inspeção visual; dicas de troubleshooting com analisadores.

Serviço

Tanto o workshop quanto o minicurso acontecem em no hotel Bahamas, localizado na Rua João Cândido Câmara, 750, no bairro Jardim América, em Dourados, MS (veja o mapa aqui). Dúvidas quanto à localização do hotel podem ser respondidas pelo telefone (67) 3411-3411.

As inscrições deverão ser feitas online no site da associação e, para resolver quaisquer problemas ou dúvidas quando ao evento, entre em contato através do e-mail profibus@profibus.org.br ou pelo telefone (11) 2849-3202.

palestras PI Brasil workshops
Compartilhe Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
Guilherme Kustro
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Instagram
  • LinkedIn

Nascido e criado em Sertãozinho, uma cidade no interior paulista. Em maio de 2012 fundei o site Automação Industrial com o objetivo de apoiar estudantes e profissionais do setor, oferecendo conteúdo relevante e acessível em português. Apaixonado por programação e sempre acompanhado de um bom café.

Veja Também

Siemens destaca integração de dados, IA e cibersegurança no ENA 2025

CNI abre quatro escritórios no exterior para fortalecer presença internacional da indústria brasileira

WorldSkills Brasil 2025 chega à etapa final em Brasília e destaca a qualificação técnica

Estudo aponta novas profissões e tendências para a indústria brasileira até 2035

Adicionar Comentário
Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

Siemens destaca integração de dados, IA e cibersegurança no ENA 2025

27/09/2025

CNI abre quatro escritórios no exterior para fortalecer presença internacional da indústria brasileira

25/09/2025

WorldSkills Brasil 2025 chega à etapa final em Brasília e destaca a qualificação técnica

24/09/2025

Estudo aponta novas profissões e tendências para a indústria brasileira até 2035

15/09/2025
Automação Industrial
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn RSS
  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Anuncie
  • Contato
© 2025 Automação Industrial. Um projeto Fyrma.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.