Close Menu
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Notícias
Notícias

Estudantes do IFPB conquistam segundo lugar em competição internacional de Robótica

Guilherme KustroPor Guilherme KustroAtualizado:25/02/20202 Minutos de Leitura
Equipe IFPB Robótica
LinkedIn Facebook Twitter WhatsApp Email

Dois alunos do curso de Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), junto com o professor Raphaell Maciel, conquistaram o segundo lugar na competição internacional de robôs controlados via internet, a Mercury Remote Robot Challenge, promovida pela Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Os estudantes Natanael Queiroz e Kleysson Cavalcante, de Cajazeiras, interior da Paraíba, conquistaram a vaga para o campeonato mundial após se classificarem em segundo lugar na I Competição de Robótica do IFPB, que aconteceu em fevereiro deste ano, no Campus Picuí.

Segundo o professor, a etapa regional foi um treinamento para a mundial de robótica, uma vez que ambas as provas foram muito semelhantes. Nos Estados Unidos, eles concorreram na modalidade de controle pela internet com 28 equipes de diversos países, como Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, entre outros.

Natanael, que está no segundo período do curso, afirmou que a competição internacional, além de trazer reconhecimento pelo seu trabalho, é uma grande motivação para continuar investindo nos seus estudos e sua carreira na área de robótica.

Sobre a competição Mercury Remote Robot Challenge

Este ano, as equipes deveriam fazer com que os robôs completassem algumas tarefas, as quais, dependendo do resultado, somavam pontos. O time com a maior pontuação no final da competição foi o vencedor.

De acordo com a nota publicada pelo IFPB, o desafio inicial foi fazer com que o robô pegasse uma bola de golfe, transportasse-a por um percurso e colocasse-a em uma das duas cestas disponíveis.

Outra missão era controlar o robô para que ele completasse um pequeno percurso cronometrado, ganhando o que o fizesse em menor tempo. Aqueles que não conseguiram alcançar a linha de chegada não receberam nenhuma pontuação.

Acesse o site, em inglês, para mais informações sobre o Mercury Remote Robot Challenge.

IFPB Robótica
Compartilhe Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
Guilherme Kustro
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Instagram
  • LinkedIn

Nascido e criado em Sertãozinho, uma cidade no interior paulista. Em maio de 2012 fundei o site Automação Industrial com o objetivo de apoiar estudantes e profissionais do setor, oferecendo conteúdo relevante e acessível em português. Apaixonado por programação e sempre acompanhado de um bom café.

Veja Também

Siemens e Robopac adotam manutenção remota para reduzir paradas na indústria

Paraná inaugura Parque Tecnológico da Indústria com foco em mobilidade sustentável e inovação

Mars investe R$ 430 milhões em nova fábrica em Ponta Grossa (PR)

Toyota comemora 3 milhões de veículos produzidos no Brasil e anuncia investimentos

Adicionar Comentário
Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

Siemens e Robopac adotam manutenção remota para reduzir paradas na indústria

05/09/2025

Paraná inaugura Parque Tecnológico da Indústria com foco em mobilidade sustentável e inovação

07/06/2025

Mars investe R$ 430 milhões em nova fábrica em Ponta Grossa (PR)

05/06/2025

Toyota comemora 3 milhões de veículos produzidos no Brasil e anuncia investimentos

03/06/2025
Automação Industrial
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn RSS
  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Anuncie
  • Contato
© 2025 Automação Industrial. Um projeto Fyrma.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.