fbpx
Notícias

Boston Dynamics: gigante da robótica apresenta planos para o futuro

Quem não conhece, não custa lembrar da Boston Dynamics uma das principais empresas de robótica mundial e a desenvolvedora do robô Spot – uma máquina estilo cachorro que viralizou anos atrás com alguns vídeos.

Depois de um tempo longe dos holofotes, a empresa voltou com tudo. Agora, no Web Summit 2019, o CEO Marc Raibert, apresentou a timeline de lançamentos, dividida em três estágios: o hoje, o amanhã e o futuro.

Confira a seguir quais são os grande planos da Boston Dynamics para o presente, para o amanhã e para o futura sem data de previsão.

Presente: Spot

A Boston Dynamics tornou-se conhecida depois do Spot, o principal produto da empresa atualmente, viralizar. Agora, com novas versões e modificações, o robô-bloco de quatro patas será o carro-chefe e cerca de 1 mil robôs Spots serão produzidos até a metade de 2020.

Na verdade, a empresa anunciou que a maioria já foi produzida e enviada para os clientes em regime de empréstimo para testes. Com utilizadores capazes de customizar softwares, para interagirem por meio de uma API para os mais diversos fins, o produto tem tudo para tornar-se o “android dos robôs”.

A versão mais popular do robô é o SpotMini, que pesa 27 quilos e pode movimentar-se a até 4 km/h — a mesma velocidade do caminhar humano.

Amanhã: Handle

O robô do amanhã, segundo a Boston Dynamics, é o Handle. Ainda em fase de protótipo, o produto utiliza um sistema de visão para localizar pallets e identificar a caixa ideal para uso em meio a outras caixas. A aplicação prática é automatizar o processo monótono de lidar com encomendas e gerenciar o volume de trabalho em armazéns de produtos.

Com as vendas em marketplaces online aumentando todos os anos, essa pode ser uma aposta atraente para obtenção de lucros. O Handle é uma evolução da versão móvel do Pick e sua produção só deve começar a partir de 2021.

Futuro: Atlas

A aposta para o futuro da Boston Dynamics atende o nome de Atlas. Apesar de ainda estar em estágio de prototipagem, esse novo produto será a base na qual os engenheiros irão desenvolver novas ideias e criar produtos. A ideia do projeto é que seja um dispositivo mais simples e que possa executar tarefas de maneira mais rápida.

Por que o Atlas é o futuro?

Começa que é um produto caro e que exigirá um time mais capacitado. Será a máquina com o mais alto nível de desempenho já produzido pela empresa e o modelo final ainda está longe de ser lançado.

Quanto tempo vai demorar para que as máquinas da Boston Dynamics estejam presentes no dia a dia de geral? Estima-se que até 2030 todos os modelos já estejam disponíveis no mercado. Uma coisa que podemos afirmar, com certeza, é de que companhia está bem preparada para os anos que virão.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar