Um resumo sobre a ISA Expo Campinas 2014

Realizado no último dia 16 de setembro, o ISA Expo Campinas 2014 reuniu expositores e profissionais das áreas de automação industrial, instrumentação, sistemas e controle de processos, redes e softwares industriais, equipamentos e máquinas com entrada gratuita e emissão de certificados que contou com seminários e exposição de novas tecnologias.

ISA Expo Campinas 2014 (01)

Idealizado e promovido pela ISA Campinas, compartilharam do mesmo espaço no evento empresas líderes do mercado como Velki, Multidrive, Bonomi, Procut, Revimaq, Danaher, ABB, Incal, Baumier, Klint, Valul Service, Vika Controls, Durag Siena, Sense Eletrônica, MurrEletronik, Asel-Tech, Westcon, B&R Automação, Softbrasil, Awaltech, Presys, Harting, Wago, Omni, Beckhoff, SmacMotion, Novus, National, Sensor do Brasil, SGS, Bray, E-driver, Aoki Sistemas, Agora, Scan Automação, RTI, Brasil Logic Sistemas, Sensym, Finder, Belden, Westlock, Testo, Alutal, Interbras Group e Pyrotec.

ISA Expo Campinas 2014 (02)

ISA Expo Campinas 2014 (03)

Destaques do 7º Seminário Técnico

Durante a 7º Edição do Seminário Técnico, gestores e engenheiros de grandes empresas nacionais e do exterior debateram questões envolvendo o cenário atual do mercado de automação industrial e apontaram as perspectivas para o futuro dos negócios e soluções visando um aumento na produtividade das empresas.

A programação do seminário contou com os palestrantes Ricardo Avena e Guilherme Normanton, da empresa Belden, que apresentaram o tema “Soluções Integradas em Automação Industrial: de Cabos a Switches” colocando em debate um panorama técnico operacional sobre a gestão de sistemas de automação.

Gerson Murari, da National Instruments, explorou o tema “Projetando sistemas de medição de som e vibração”, explicando o importante papel que a medição e análise dos fenômenos físicos de som e vibração possuem em diversas aplicações da indústria.

Na sequência das apresentações técnicas, com o tema “Automação eficiente através da Tecnologia de Controle no PC”, foi a vez do diretor da Beckoff, Marcos Giorjiani.

Newton de Carvalho Fernandez, da empresa Baumier, mostrou os impactos das perdas de pacotes em redes de automação com a palestra sobre “Redundância em redes de automação com zero de perda de pacotes”.

Já Newton Bastos, da Presys, abordou o tema “Mobilidade e Produtividade aplicados na Metrologia e Calibração de Instrumentos”, explanando sobre como a garantia de qualidade através da calibração de instrumentos está se transformando de forma rápida nas rotinas das indústrias.

Representando a empresa Finder, Fernando Otacílio Mairink apresentou o tema “Compatibilidade Eletromagnética e o Papel dos Dispositivos de Proteção Contra Surtos nas Automações”.

O palestrante Aloisio da Silva Ramos, da WEG, expôs as soluções da empresa para aplicação de eixos de motores de gaiola com encoder e servomotores sob o tema “Solução de Came eletrônico e sincronismo de eixos”.

O Engenheiro Victor Carlos Magno, da empresa Sense, colocou em evidência o tema “Manutenção a quente em áreas EX com proteção EX E E/OU EX D”, ressaltando os conceitos técnicos de instalação e manutenção em áreas classificadas, demonstrando situações práticas, exemplos de aplicações e produtos dedicados.

Pela empresa Murrelektronik, com o tema “Aumento da Disponibilidade da Planta”, Marcelo Barboza apresentou cases de sucesso em produtividade.

Finalizando o Seminário, a empresa Novus, representada por Marcos Dillenburg, abordou o tema “Tecnologias e Soluções para levar os dados do Chão de Fábrica para a Nuvem”. Redes de comunicação em sistemas de automação industrial e a inevitável integração com a Internet foram o alvo da palestra.

O que esperar em 2015?

A ISA Seção Campinas estima um crescimento de 20% no número de participantes, expositores e negócios gerados para a 8ª edição do evento que será realizada em 2015, estabelecendo definitivamente o interior paulista como um polo de investimentos e espaço produtivo de alto rendimento. Várias são as empresas da capital e de outros estados que procuram a região em busca de custos menores e melhor sistema logístico para escoamento da produção.

Fonte das imagens: ISA Campinas

Desenvolvedor com foco em SEO e marketing digital. Blogueiro por diversão e apaixonado por tecnologia. Trabalhou como Analista de Marketing Digital para a SMAR Equipamentos Industriais. Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Deixe seu comentário...