Safety Bus: Utilizando protocolo Profibus, Profinet e ASI Bus para Segurança em Máquinas e Processos

O aumento da demanda por sistemas de segurança em máquinas e processos é crescente, visto cada vez mais aumentarmos a dinâmica da produção, elevando riscos de incidentes. Sistemas de segurança em automação, são responsáveis por tomar uma ação segura, ou manter um sistema funcionando numa condição de perigo iminente, até que sejam restabelecidas condições de normalidade.

Safety Bus

O uso do protocolo Profibus, Profinet e ASI Bus, permitem montar arranjos em projetos de automação, onde os sistemas de segurança também estão contidos no mesmo, através do perfil Safety, facilitando projetos e reduzindo investimentos, atingindo objetivos de segurança operacional.

Nossa apresentação tem o principal objetivo de mostrar os conceitos de automação para aplicações em segurança em máquinas e processos, permitindo projeto aderentes a regulamentações e normas.

Também conceituamos como funciona o perfil Safety nos protocolos Profibus, Profinet e ASI Bus, além de explanar a capacidade de funcionamento tanto para o controle quanto para segurança na mesma rede.

Disponibilizamos o vídeo que é uma palestra do tema, além de uma apresentação que se refere ao mesmo conteúdo:

Márcio Venturelli trabalha no Mercado de Automação Industrial há 25 anos, tendo trabalhado em departamentos, tais como, Assistência Técnica, Treinamentos, Engenharia e Negócios. Trabalhou em diversos Projetos de Implantação de Sistemas e Automação e Controle Operacional de Plantas de Bioenergia, Transformação e Manufatura, no Brasil e no Exterior. Atualmente trabalha em Desenvolvimento de Soluções e Tecnologias para Otimização e Convergência de Sistemas de Automação Industrial, como foco em Conectividade e Redes de Comunicação Industrial, desenhando Soluções que tenham Aderência para a Indústria 4.0. Professor Universitário de Pós-Graduação de Automação Industrial e Gerenciamento de Projetos. Membro Sênior da ISA (Sociedade Internacional de Automação), Diretor de Tecnologia da ISA Distrito 4 (Brasil) e Diretor de Tecnologia Safety Bus da PI (Profibus/Profinet Internacional). Graduado em Ciência da Computação, com Especialização em Controle e Automação Industrial, Pós-Graduado em Gestão Industrial, Pós-Graduado em Tecnologia do Petróleo e Gás e Possui MBA em Estratégia de Negócios. Técnico nas Áreas de Eletrônica e Eletrotécnica.

2 Comentários em Safety Bus: Utilizando protocolo Profibus, Profinet e ASI Bus para Segurança em Máquinas e Processos

  1. Bruno Belém disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber e ter uma indicação sobre este curso ou poderia de indicar aonde posso fazer um curso sobre protocolo Profibus, Profinet aqui em Belo Horizonte?

Deixe seu comentário...