Planilha para cálculo de OEE

Olá pessoal do blog Automação Industrial, nesse artigo estou trazendo algo diferente para a gestão do chão de fábrica utilizando OEE. Estou disponibilizando uma planilha em Excel que pode ser utilizada no chão de fábrica para avaliar o OEE de máquinas.

Não sou favorável ao uso de planilhas por dois fatores principais:

  1. Os dados coletados na produção são anotados em papel pelos operadores e podem, e normalmente, tem erros. Intencionais ou não;
  2. Ao digitar as informações na planilha pode-se cometer erros.

Mas então porque disponibilizar uma planilha para cálculo de OEE?

Existe muitas indústrias que ainda não utilizam nenhuma forma de gestão e o uso de uma planilha em algumas máquinas e por algum tempo permitirá que a cultura de uma gestão mais apurada possa ser iniciada.

Se você quiser saber mais sobre OEE leia o artigo “O que é o índice OEE e para que serve?” que já publiquei aqui no blog.

Como já disse no início do artigo, o uso de planilha para cálculo de OEE tem o objetivo de introduzir a equipe de produção no conceito e apresentar resultados de algumas máquinas em estudo, por exemplo, para a gerência.

Mesmo assim os dados coletados sempre estarão sobre questionamento porque são anotados e depois digitados na planilha para o cálculo (como já disse), portanto use com moderação.
Esse resultado não pode, ou melhor não deve, ser utilizado para tomada de decisão em relação a mudanças no processo produtivo, o risco é muito grande.

Vou apresentar as telas da planilha, porém como o uso não é tão simples de explicar em um artigo fizemos um vídeo para te orientar na utilização da planilha, o link está no final do artigo.

A imagem a seguir mostra a tela de cadastro de produção, alguns campos são preenchidos de forma automática:

Planilha para cálculo OEE - 01

Com os dados inseridos a planilha faz o cálculo automático como mostrado na tela de OEE a seguir:

Planilha para cálculo OEE - 02

 

Planilha OEESe você quer utilizar o OEE na produção você pode fazer o download gratuito da planilha ou assistir ao vídeo acessando o link http://www.kitemes.com.br/planilha-oee/

Até o próximo artigo!

Me formei em engenharia eletrônica ha mais de 25 anos pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) onde também fiz Mestrado em Automação Industrial. Tenho dois livros publicados na área de engenharia de software que são: UML na Prática e Orientação a Objetos na Prática, ambos publicados pela editora Ciência Moderna. Sou diretor da Kite, empresa que desenvolve e comercializa sistemas para a gestão da produção incluindo hardware e software utilizando o que existe de mais atual em tecnologia com rede ZigBee, sistema Web utilizando Java, etc.

2 Comentários em Planilha para cálculo de OEE

  1. cristiano disse:

    Gostaria de Mais informações,como faço para entrar em contato?,

    grato,

    cristiano

Deixe seu comentário...