ISA Seção Campinas promove Curso de Redes Industriais

A Sociedade Internacional de Automação (ISA), através da sua seccional em Campinas, promove no período de 2 a 5 de junho de 2014, segunda à quinta, das 8h30 às 17h30, o Curso de Redes Industriais que tem como público-alvo engenheiros, técnicos, profissionais atuantes nas áreas de operação, projeto e manutenção industrial, além dos demais interessados em ampliar os conhecimentos no tema proposto.

Curso de Redes Industriais - ISA Seção Campinas

Uma rede industrial bem constituída possibilita a correta supervisão e um melhor controle dos processos através de uma troca eficiente e precisa de informações entre sensores, atuadores, computadores, CLPs e outros equipamentos. Com a missão de promover capacitação técnica, atualização com o mercado e networking entre os profissionais da área de automação industrial, a ISA Seção Campinas organizou o conteúdo do Curso de Redes Industriais com o objetivo de apresentar os padrões e tecnologias de rede empregadas atualmente nas principais corporações, o que permitirá aos participantes conhecer e comparar as soluções disponíveis para suas aplicações.

Para uma melhor compreensão e absorção dos assuntos a serem abordados, é imprescindível que o participante tenha conhecimentos sólidos em informática e automação industrial.

O curso será realizado na sede da ISA em Campinas e todos os participantes receberão uma apostila completa e detalhada e acompanharão, além das lições teóricas, a realização de demonstrações de equipamentos.

As aulas serão ministradas pelo Engenheiro Carlos Mandolesi, profissional com 21 anos de vivência profissional em automação industrial, com passagem pela General Electric (GE), na qual atuou durante 10 anos acumulando experiência nas áreas de suporte, treinamento, vendas, operações, qualidade e TI. Seu currículo inclui ainda diversos treinamentos realizados nos EUA.

Responsável pela introdução dos produtos de rede industrial Hirschmann no Brasil, Mandolesi é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade São Francisco. Como proprietário da Sigma Automação, representa a GE e a Hirschmann no interior de São Paulo. Voluntário da ISA, exerce atualmente o cargo de Delegate para o biênio 2014/2015.

Conteúdo programático do Curso de Redes Industriais

Com uma carga total de 32 horas de aulas, o conteúdo programático do Curso de Redes Industriais promovido pela ISA Seção Campinas está dividido nos seguintes capítulos:

  • Introdução às redes de comunicação;
  • O modelo de referência OSI;
  • Parâmetros de comparação entre redes;
  • Determinismo em redes industriais;
  • Arquiteturas e topologias de redes industriais;
  • Arquitetura de rede de sistemas de automação;
  • Meios de transmissão: par trançado, cabo coaxial e fibra ótica;
  • Redes de comunicação seriais (RS232 e RS485);
  • Redes locais industriais no nível de controle e no nível de campo;
  • Interconexão de redes (Repeaters, bridges, routers e gateways);
  • Rede Ethernet Industrial;
  • Características e comparação entre diversas redes industriais: Modbus, DeviceNet, ASI, Profibus, Profinet, Ethernet IP, Fieldbus Foundation e Ethernet Industrial;
  • Como escolher a rede industrial correta para sua aplicação;
  • Redes sem fio para aplicações industriais;
  • O futuro: a Internet das Coisas;
  • Considerações sobre o uso da Internet na automação industrial;
  • Demonstrações de alguns equipamentos.

Inscrições e investimento

As inscrições para o Curso de Redes Industriais podem ser realizadas via internet através desta página, por telefone ou pessoalmente na sede da ISA. O investimento é de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), podendo ser dividido em duas parcelas, sendo 50% do valor pago no ato da inscrição e 50% faturado para 30 dias.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial da instituição ou através do telefone (19)2513-0528.

Serviço

ISA Seção Campinas
End: Rua Barão de Paranapanema, 146 – Bloco C – Sala 51
Comercial Center Campinas – Bosque – Campinas (SP)
Data: 02 a 05 de junho de 2014 (Segunda a quinta-feira)
Horário: 08h30 às 17h30
R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)
50% na inscrição e 50% faturado para 30 dias
(Desconto de 10% para associados)

Desenvolvedor com foco em SEO e marketing digital. Blogueiro por diversão e apaixonado por tecnologia. Trabalhou como Analista de Marketing Digital para a SMAR Equipamentos Industriais. Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Deixe seu comentário...