ISA Campinas promove Curso de Instrumentação Básica

A ISA Seção Campinas promoverá em sua sede, entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, o Curso de Instrumentação Básica destinado a profissionais, técnicos, tecnólogos e engenheiros em busca de formação em instrumentação e controle de processos.

Curso de Instrumentação Básica - ISA Campinas - Fevereiro 2014

Destaque para o Curso de Instrumentação Básica (ISA Campinas)

Com carga horária total de 40 horas, o curso será ministrado pelo professor Marcílio Antônio Viana Pongitori, sócio da Shevat Engenharia e Treinamento e diretor da Dynamis Automação Ltda., empresas de consultoria de projetos e treinamentos em automação.

Engenheiro Químico formado pela Universidade Mackenzie com Mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, Marcílio Pongitori atuou como executivo em diversas empresas, entre elas EPC Automação, Total Engenharia, CTMain Engenheiros, Atan Accenture, Siemens, Chemtech, Honneywell, Foxboro Brasileira de Instrumentação (atual Invencys), Yokogawa e Promon Eletrônica, adquirindo ampla vivência em projetos de automação de processos industriais.

A International Society of Automation, através da Seção Campinas, organiza os principais encontros e treinamentos sobre Automação Industrial do interior de São Paulo, fortalecendo o elo entre profissionais e as melhores empresas da região como acontece no ISA Expo, evento anual voltado à exposição de tecnologias em automação, instrumentação, elétrica e eletrônica, sistemas e controle de processos e equipamentos industriais e seminários com grandes indústrias do mercado nacional e internacional. Em julho de 2014, a ISA Seção Campinas completará 10 anos de atividade.

O Curso de Instrumentação Básica da ISA Campinas abordará fundamentos de controle de processos oferecendo aos participantes do treinamento a devida preparação para atuarem em projetos dos setores de Instrumentação e Automação Industrial, através do conhecimento sobre técnicas de medição, conceitos básicos de instrumentação, tecnologias utilizadas em instrumentação e no controle de processos, simbologia aplicada e normas utilizadas (ABNT e ISA).

Segundo o site oficial da ISA, é importante o participante ter formação em algum curso na área de Automação industrial para uma melhor compreensão do conteúdo que será apresentado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do Curso de Instrumentação Básica segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem como objetivo capacitar os profissionais para um melhor desenvolvimento de suas atividades e auxiliá-los nas tomadas de decisões.

O cronograma prevê uma visão geral e aplicação dos principais conceitos sobre variáveis medíveis, tipos de válvulas de controle, instrumentos complementares, acessórios para instalação de instrumentos, medição, tipos de malha, simbologia, normas técnicas e folha de dados.

O módulo sobre vazão, por exemplo, apresentará conceitos sobre as propriedades dos fluídos (líquidos, gases e vapor), características dos instrumentos de medição, medidores deprimogênios, placas de orifício, bocais de vazão, calhas, vazão de rio, tubos Venturi, aerofólio, tubo Pitot, medidores lineares (medidor de área variável, medidor de efeito Coriolis, medidor magnético, turbina, sônico, medidor térmico e medidor de vórtice) e medidores volumétricos (diafragma, disco de nutação, palhetas, deslocamento positivo, pistão oscilante e rotor).

O conteúdo programático completo está disponível neste link para download.

De acordo com a organização do curso, ao final de cada módulo, os participantes receberão questionários para avaliação da absorção dos conhecimentos adquiridos e, na sequência, todos serão contemplados com os devidos certificados.

O material didático utilizado é formado por apostilas, catálogos de fornecedores e manuais técnicos.

Inscrições e Investimento

As inscrições para o Curso de Instrumentação Básica promovido pela ISA Seção Campinas podem ser realizadas através da internet no endereço www.isacampinas.org.br/cursos/inscricao.

O investimento é de R$ 1.700,00 com pagamento de 50% na inscrição e 50% faturado para 30 dias. Associados da instituição tem 10% de desconto. O curso será ministrado entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, segunda à sexta, das 8h30 às 17h30, na Rua Barão de Paranapanema, 146, Bloco C, Sala 51, Bosque, na cidade de Campinas.

Maiores informações: (19)2513-0528 ou comercial@isacampinas.org.br.