Gestão à Vista: O que é importante saber no chão de fábrica?

Olá pessoal, antes que termine o ano eu gostaria de falar de uma ideia simples, mas que tem um impacto importante na gestão da produção que é a Gestão à Vista. A Gestão à Vista é utilizada já há algum tempo no chão de fábrica de muitas industriais e a finalidade principal é informação todas as pessoas envolvidas na produção sobre o que está acontecendo com a produção.

Várias informações são mostradas como por exemplo: peças produzidas, peças refugadas, índices de qualidade, tempo médio de paradas, etc. Algumas dessas informações são anotadas em quadros a cada hora, como é o caso de peças produzidas e peças refugadas, já outros como índice de qualidade ou tempo médio de paradas são apresentadas com atraso, de uma semana a um mês, porque essas informações precisam ser coletadas (anotadas na produção) e enviadas para a equipe de gestão que gera relatórios, algumas vezes gráficos.

Figura 1: Forma tradicional de apresentar planejamento e execução na produção
Figura 1: Forma tradicional de apresentar planejamento e execução na produção

Essa informação é muito importante para orientar as equipes na produção, principalmente os operadores de máquina e de linha.

Mas você notou algo estranho no que eu descrevi? Alguma coisa não está encaixando?

Pois é, se tem um local na indústria onde se necessita de informação em tempo real é no chão de fábrica, mas ou as informações são anotadas pelos próprios operadores nos quadros brancos ou são apresentadas dias depois. Você já adivinhou o que acontece né? Isso mesmo, ninguém lê os relatórios. Eles estão disponíveis mas a informação está desatualizada, são dados de histórico que interessam muito mais a gerência do que aos operadores.

A Gestão da Produção pode ser comparada com pilotar um Boeing 747, informações sobre o que está acontecendo é fundamental mas tem que ser em tempo real, depois que aconteceu, aconteceu.

Hoje não é muito difícil de se fazer isso, o mais comum é o uso de monitores grandes 40, 50 até 60 polegadas instalados na produção e apresentando informações automáticas e em tempo real. O único detalhes é que a coleta de dados também tem que ser automática. Dados como produção, refugo, operadores, produtos, ordens de produção precisam estar disponíveis imediatamente para que possam servir de base para gráficos.

Gerenciamento de Produção
Figura 2: Gestão a Vista com Monitores instalados na Produção

Essa forma de apresentação faz com que os operadores possam saber a todo momento a quantas anda o trabalho, se existem muitos atrasos, muitos refugos, se é necessário aumentar o passo, enfim se tudo está indo bem ou não.

Uma outra forma é apresentar a informação de uma linha ou máquina em particular utilizando um monitor menor, por exemplo de 20 polegadas, instalado próximo a linha ou máquina.

Nesse caso é possível ver detalhes que seriam impossíveis em monitores de apresentação coletiva e o operador passa a ter uma interface que ele nunca tinha antes, inclusive não somente do presente mas também do futuro, porque dá para saber se vai terminar a produção no tempo planejado ou não.

Informação exclusiva para Máquina ou Linha de Produção
Figura 3: Informação exclusiva para máquina ou linha de produção

Outro usuário dessas informações são os líderes, encarregados e todos os responsáveis pela coordenação da produção que podem tomar decisões de mudança de rumo para atender as necessidades da produção.

Ebook OEE a VistaSe você quer saber mais sobre Gestão a Vista (inclusive utilizando índices como o OEE que falamos no artigo anterior) eu quero te convidar a ler  o e-Book “OEE a Vista” que você pode fazer o download gratuito acessando o link http://www.kitemes.com.br/ebook-oee-a-vista/

Até o próximo artigo!