Estudantes do IFPB conquistam segundo lugar em competição internacional de Robótica

Dois alunos do curso de Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), junto com o professor Raphaell Maciel, conquistaram o segundo lugar na competição internacional de robôs controlados via internet, a Mercury Remote Robot Challenge, promovida pela Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Equipe IFPB Robótica

Os estudantes Natanael Queiroz e Kleysson Cavalcante, de Cajazeiras, interior da Paraíba, conquistaram a vaga para o campeonato mundial após se classificarem em segundo lugar na I Competição de Robótica do IFPB, que aconteceu em fevereiro deste ano, no Campus Picuí.

Segundo o professor, a etapa regional foi um treinamento para a mundial, uma vez que ambas as provas foram muito semelhantes. Nos Estados Unidos, eles concorreram na modalidade de controle pela internet com 28 equipes de diversos países, como Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, entre outros.

Natanael, que está no segundo período do curso, afirmou que a competição internacional, além de trazer reconhecimento pelo seu trabalho, é uma grande motivação para continuar investindo nos seus estudos e sua carreira.

Sobre a competição Mercury Remote Robot Challenge

Este ano, as equipes deveriam fazer com que os robôs completassem algumas tarefas, as quais, dependendo do resultado, somavam pontos. O time com a maior pontuação no final da competição foi o vencedor.

De acordo com a nota publicada pelo IFPB, o desafio inicial foi fazer com que o robô pegasse uma bola de golfe, transportasse-a por um percurso e colocasse-a em uma das duas cestas disponíveis.

Outra missão era controlar o robô para que ele completasse um pequeno percurso cronometrado, ganhando o que o fizesse em menor tempo. Aqueles que não conseguiram alcançar a linha de chegada não receberam nenhuma pontuação.

Acesse o site, em inglês, para mais informações sobre o Mercury Remote Robot Challenge.