Como uma solução de self-healing ajudou na recomposição do sistema de energia da CEMAR

No dia 3 de fevereiro deste ano, uma árvore atingiu a rede de eletricidade da cidade de Itaqui, no Maranhão, e deixou quase 10 mil pessoas sem energia em suas casa. Porém, esses maranhenses provavelmente não perceberam a falta de luz, e sequer souberam de qualquer incidente na rede elétrica.

Mapa de Alimentadores - Maranhão

Isso tudo porque o sistema de self-healing, desenvolvido pela Elipse Software, teve sua primeira atuação concluída com sucesso, o que significa que a tecnologia foi capaz de isolar o trecho entre o disjuntor da subestação atingida pela árvore em Itaqui e recuperar zona desenergizada via outro alimentador pertencente à mesma subestação.

No total, 9.756 pessoas teriam ficado sem energia elétrica caso o sistema não estivesse em funcionamento na CEMAR. No entanto,  9.463 obtiveram luz de volta às suas residências em 10 segundos, tempo que levou para o self-healing concluir a operação.

O sucesso do sistema indica melhorias importantes nos indicadores de continuidade da região atendida pelo self-healing. Isso porque a tecnologia consegue calcular e executar automaticamente as manobras ideais para reduzir, ao máximo, o número de cargas atingidas em possíveis acidentes ou desligamentos.

A tecnologia funciona com uma ativação que é iniciada quando o sistema detecta algum evento de restabelecimento ou sobrecarga nos equipamentos de campo. Uma vez detectado o problema, o módulo pesquisa sequências de manobras que respeitem os limites operacionais da rede, buscando restabelecer a maior carga possível através do menor número de manobras.

Tudo isso simplifica a operação e evita degradação dos ativos.

O módulo de self-healing foi implementado inicialmente em São Luis, capital maranhense, e outras regiões urbanas do estado, com um total de 55 religadores que abrangem 19 alimentadores e 7 subestações.

Desenvolvedor com foco em SEO e marketing digital. Blogueiro por diversão e apaixonado por tecnologia. Trabalhou como Analista de Marketing Digital para a SMAR Equipamentos Industriais. Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Deixe seu comentário...