Catanduva recebe unidade móvel do Programa Via Rápida Emprego

Desde o último dia 27, a cidade de Catanduva hospeda uma unidade móvel do programa Via Rápida Emprego. A carreta está estacionada na Avenida Theodoro Rosa Filho, e oferecerá 60 vagas para o curso de capacitação profissional de automação industrial.

Via Rápida Emprego - Unidade Móvel - Curso de Automação Industrial em Catanduva

O curso acontece de segunda a sexta feira, com 100 horas/aula e duração de quatro semanas. As 60 vagas estão divididas entre 3 turmas, com 20 alunos em cada uma, que terão aulas nos períodos da manhã, da tarde ou da noite.

As aulas são gratuitas e o ambiente tenta simular o encontrado em áreas profissionais, que inclui dispositivos de classificação de peças e controle de temperatura, aparelhos multimídias e bancados didáticas com simuladores de sistemas. Além disso, durante a capacitação, os alunos receberão um apoio financeiro que pode variar de R$ 250,00 a R$ 450,00 para aqueles que estão desempregados.

Jovens a partir de 16 anos, alfabetizados e residentes do estado de São Paulo podem se registrar para participar do curso. A prioridade será dada a candidatos: desempregados, maiores de idade, com baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. Inscrições podem ser feitas online neste link ou no Poupatempo, na Avenida Comendador Antonio Stocco.

O Programa Via Rápida Emprego

O Via Rápida Emprego é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) que está ativo desde 2011. As carretas levam cursos profissionalizantes a diversas cidades do interior do estado de uma maneira inovadora que integra mobilidade a conhecimentos teóricos e práticos.

O Centro Paula Souza é a instituição responsável pelos cursos nas áreas de: Comandos Hidráulicos e Pneumáticos, Soldagem, Vestuário, Manutenção Automotiva, Hospitalidade, Metrologia e, mais recentemente, Automação Industrial e Petróleo e Gás.

Outras informações sobre o projeto podem ser encontradas no site www.viarapida.sp.gov.br