Alunos do SESI de Limeira tentam vaga na Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes de Limeira, no interior de São Paulo, estão engajados na robótica desde cedo. Três equipes do SESI participaram na última quarta-feira (26) de uma seletiva em Presidente Prudente (SP) com o objetivo de tentar uma vaga na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A disputa nacional acontece em outubro na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, e conta com a participação de alunos de escolas públicas e privadas.

Alunos do SESI de Limeira tentam vaga na Olimpíada Brasileira de Robótica

As três equipes são: Laranja Mecânica, do SESI 408, Wind of Hope, da unidade 340, e High Tech, do SESI 5. No total, serão 140 equipes selecionadas para a face nacional, as quais serão divididas em dois grupos de 70 equipes cada.

O objetivo da competição, na modalidade em que os estudantes de Limeira estão concorrendo, é construir um robô que faça uma força tarefa em um trajeto que inclui o salvamento de uma vítima. A meta da equipe Laranja Mecânica é, por meio de um protótipo, fazer com que o robô passe por um local totalmente devastado. O percurso do robô, contudo, não é tão simples quanto parece. Ele apresenta alta complexidade, com rampas, lombadas e inserções que o robô precisa enfrentar para poder salvar a vítima.

A olimpíada é também uma maneira de incentivar os alunos a seguirem uma carreira profissional na área. Um dos componentes da equipe do SESI começou a cursar aulas de eletroeletrônica no Senai depois de conhecer melhor a robótica e,  quando concluir o ensino médio, pretende fazer faculdade de Engenharia Mecânica.

Para saber mais sobre a Olímpiada Brasileira de Robótica, visite o site oficial do evento.

Fonte da Imagem: Robótica SESI