ABB lança MIDAS Library: Ferramenta para controle de minas remotas

Líder no setor de tecnologias de energia e automação, com 145 mil colaboradores e presença em cerca de 100 países, o grupo ABB promoveu o lançamento do novo Sistema 800xA MIDAS Library, ferramenta que oferece a engenheiros que operam minas automatizadas uma gama de soluções eficazes para problemas envolvendo o sistema elétrico através de um ambiente de controle aprimorado e um monitoramento de subestação diretamente da sala de comando.

ABB MIDAS Library

MIDAS (sigla para Sistema de Automação de Distribuição Integrada de Mineração) é uma biblioteca que funciona dentro do Sistema 800xA, uma plataforma de acompanhamento e gestão de processos industriais baseada na norma 61850 da IEC.

Trata-se de uma linguagem comum para subestações e sistemas de distribuição avançadas ao redor do mundo.

O monitoramento remoto possibilita aos membros da equipe da planta a solução de questões que abrangem a segurança mesmo estando distantes da subestação elétrica, o que reduzirá o tempo para diagnósticos e eliminação de falhas elétricas.

Uma das principais características da MIDAS Library  é fornecer aos técnicos e operadores informações completas sobre o estado de seus sistemas elétricos, possibilitar controles e correções remotamente, e monitorar toda a infraestrutura elétrica de uma mina a partir de uma única estação de trabalho, tudo com um único pacote de software de gerenciamento de dados em tempo real.

Segundo o release divulgado da empresa, entre os benefícios do novo sistema estão a já citada capacidade de diagnosticar falhas sem ir até a planta, o que garante maior segurança aos colaboradores, e também a agilidade na descoberta da causa raiz dos problemas, o que consequentemente resultará em sua resolução, reduzindo portanto a interrupção dos trabalhos nas minas. A unificação do controle de processos em um único sistema pretende reduzir custos operacionais, de treinamento e de reposição de peças.

Vídeo do ABB MIDAS Library

[youtube=http://youtu.be/aL7eR7nWwHg]